25 maio 2016

Tenha uma casa minimalista

       
Sempre gostei da ideia de minimalismo, como sou de fácil desapego não vejo dificuldade em mudar alguns hábitos para ter uma casa, seguindo os princípios minimalista.


Sabendo que o princípio do minimalismo é "identificar o essencial e eliminar o supérfluo." 


É claro que este essencial pode variar entre uma pessoa e outra, mas vale a reflexão. 

Alguns precisam de dois pares de sapato, outros precisam de dez ou mais.  
Alguns necessitam de duzias de calças, outros conseguem viver com quatro ou cinco ou até menos.
Por isso o essencial é relativo.

Com os imoveis cada vez menores ter uma decoração e uma organização minimalista não deixa de ser uma vantagem.
 A ideia é que você tenha apenas as coisas de que realmente precisa. 

 Como começar a ter uma casa minimalista?
                         
      
Destralhar é preciso, isso mesmo, hora do desapego! Não faça de uma só vez dificilmente vai dar certo...comece por coisas pequenas como uma gaveta,uma porta de armário ou pra ser bem ousado um comodo.

Use aquela velha dica que funciona super bem... separe quatro caixas uma para guardar,doar,reciclar e a ultima para o lixo. 
     


Categorize: roupas, livros, papéis, itens diversos, cremes, maquiagem, suprimentos para artesanato, produtos de limpeza, equipamentos de cozinha  e recordações.... Cada item deve ter um lugar próprio. 



Tralhas livre-se delas!
Para motivar-se pense nos benefícios.

A limpeza é mais fácil quando você não tem tantas coisas pela casa. 
Uma casa apelativa onde menos é mais.
Um sentimento de calma a desordem nos causa distração.
Mais espaço. 


Livrar-se de tudo aquilo que está sem uso, menos trabalho do dia dia e mais tempo para gastar no que realmente importa. Melhor qualidade de vida.

Na hora de livrar-se do acumulo, responda esses perguntinhas pra você mesma,mas com sinceridade viu?? kkkkkk    e comece a praticar o desapego da casa.


1º  Eu usei isso no último ano?

    Se a resposta for não,é hora de desapegar.

2º  Se eu fosse fazer compras hoje...compraria isso?

     Se não compraria, não guarde

3º  Eu tenho outro item com a mesma finalidade?

    Se sim livre-se de um deles.

4º  Eu tenho planos para esse item?

   Tenha um plano concreto e com prazo... se não usar dentro do prazo, doe.

5º  Não me desfaço para não desperdiçar dinheiro?

    Você já desperdiçou ao comprar algo que não usa.

6º  Se eu concertar esse item quebrado, vou usar?

    Conserte agora ou se não concertar nos próximos 10 dias, jogue fora.

7º  Isso combina com minha casa?

Pense bem no que manter...seu espaço é sagrado. Você pode gostar muito,mas se o item só ocupa espaço, desapegue.

8º  Estou guardando isso, pelo valor sentimental?

Tenha uma caixa pequena de recordações para guardar alguns itens...tire fotos das coisas que for se livrar...assim você pode guardar pra sempre.
                       

                           Uma casa minimalista passa uma sensação de limpeza.

CUIDADO:
Você pode sentir falta das suas coisas.
Vá devagar se você acha que não consegue se desfazer de suas coisas de uma só vez.

O minimalismo é sobre ter menos coisas,acreditando que o menos é mais... mais bonita, mais espaço, mais organizada, mais limpa....


                                   Vale muito apena tentar não é mesmo? :)     
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lya Vieira - Blog DecorLya

Obrigado por seu comentário e visita! Deixe o link do seu blog para eu retribuir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...