21 maio 2016

A história da maquina de lavar roupa


Curiosidade
Você sabia que antes da invenção da maquina de lavar, as mulheres lavavam as roupas com o sabão feito de gordura animal e as enxaguavam na água corrente dos rios? A técnica exigia muito tempo e esforço físico. Primeiro elas batiam os tecidos nas pedras e esfregavam areia nas manchas mais difíceis. Depois as roupas eram deixadas ao sol para clarear,enxaguadas,torcidas na mãos e penduradas em cordas para secar. Por isso,naqueles tempos,as roupas eram lavadas apenas de vez enquanto. O surgimentos da maquina de lavar,alem de facilitar a tarefa das donas de casa,mudou os hábitos de higiene da população do século xx que passou a lavar as roupas com mais frequência.
fonte :http://www.memoriadaeletricidade.com.br/



                   Sabemos que antes existiam outras formas  de lavar roupas, como por                                  exemplo: em rios, a mão, em tinas de madeira e também em tanques.
   



Após a revolução industrial surgiram algumas patentes no século XIX, na qual as mulheres europeias colocavam a roupa suja em uma caixa de madeira rotativa, foi daí que nasceu a ideia de máquinas de lavar roupa.


          Várias tentativas de se conseguir uma maquina de lavar roupa eficiente, a partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1754 na Gentlemen's Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.
           Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano Alva J. Fisher, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.
fonte: https://pt.wikipedia.org

       Máquina de lavar roupa elétrica de 1920. Acervo Museu de Ciências de Londres


1874, William Blackstone construiu um presente de aniversário para a sua mulher - uma máquina de lavar roupa que consistia numa tina com uma tábua de madeira e seis estacas, cuja manivela empurrava a roupa suja entre as mesmas, enquanto passava por água quente e sabão.
Na transição do século, começaram a surgir novos modelos de máquinas de lavar roupa concorrentes e com novos dispositivos, como, por exemplo, dois rolos para torcer a roupa e a utilização de tinas de metal.
Em 1914, as máquinas de lavar roupa começaram a ser produzidas em série e, em 1957, foi lançada no mercado uma máquina de lavar roupa com cinco botões que controlava a temperatura da lavagem e da enxaguadura, assim como a velocidade de agitação e rotação.
Em 1960, foi restaurado o sistema de enxaguadura por centrifugação. E a invenção do relógio de alarme passou a permitir a programação da máquina para a duração do ciclo de lavagem.
Atualmente, a sofisticação dos programadores das máquinas permite que estes escolham o programa indicado, de acordo com o tipo de tecidos, a quantidade de roupa e a temperatura. 
fonte:www.curiosityflux.com
Assim eu gosto de lavar roupas!  kkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lya Vieira - Blog DecorLya

Obrigado por seu comentário e visita! Deixe o link do seu blog para eu retribuir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...